A Psicopedagogia é considerada uma ciência, destinada a entender, prevenir e tratar problemas de aprendizagem. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela não atende apenas às crianças e adolescentes, em idade escolar. A atuação da psicopedagogia vai além, com uma abordagem que considera aspectos emocionais, cognitivos e pedagógicos, apresentados por pessoas de todas as idades.
Após o período de isolamento social, por conta da pandemia da Covid-19, o número de pessoas com problemas de aprendizagem aumentou. Segundo especialistas, esse aumento se deve ao uso excessivo de telas, que expõem o cérebro a estímulos que influenciam negativamente no processo de aprendizado, por conta da oferta de conteúdo fornecido de maneira rápida e superficial.
A psicopedagoga Rivanice Abreu, da Clínica NeuroPlast, ressalta a importância do acompanhamento psicopedagógico, onde são tratadas todas as funções executivas.
"Somente a partir do acompanhamento psicopedagógico é que a gente vai olhar de uma forma mais carinhosa, pra essa dificuldade que a criança, o adolescente ou o adulto pode apresentar. É o momento em que trabalhamos a questão da leitura, escrita, coordenação motora. Então, dentro do acompanhamento, vamos estimular habilidades que ajudarão essa pessoa a se desenvolver e ter resultados positivos", frisou.
Durante as sessões, o psicopedagogo observa o desenvolvimento cognitivo, motor, raciocínio lógico-matemático, emocional, dentre outros fatores. Após a avaliação, construída a partir de uma abordagem multidisciplinar, ou seja, depois que o paciente passa por especialistas como psicólogo e neurologista, são mapeadas as dificuldades de aprendizagem e criado uma estratégia, um plano de intervenção psicopedagógica, com o objetivo de promover a superação dos transtornos.
Para atendimentos a crianças, são utilizados recursos lúdicos e ferramentas que estimulem a habilidade cognitiva, além da participação direta da família em todo o processo, criando um ambiente seguro e afetuoso. Já para intervenções em jovens, adultos e idosos, são aplicados métodos que exploram as potencialidades, e maneiras como o paciente lida e constrói o conhecimento.
A Clínica NeuroPlast é especializada em Neuropsicologia, com foco em habilitação e reabilitação cognitiva. Com atendimentos em Neuropsicologia, Psquiatria, Neurologia, Psicologia, Pedagogia, Educação Física, Fisioterapia, Pilates, Massoterapia, Neurofeedback e Clínica Geral.
Em Santarém, a unidade referência em atendimento fica localizada na Trav. Silva Jardim, nº 320, 1º andar, próx. a Av. Rui Barbosa, bairro Aldeia.
Mais informações: (93) 99144 3919 - @clinicaneuroplast