A falta de atividade física é um dos principais fatores de risco para diversas doenças crônicas, como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares. Manter uma rotina ativa traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente.
No país, conforme dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 47% dos brasileiros adultos são sedentários, e entre os jovens o número é ainda maior e mais alarmante: 84%.
O sedentarismo pode causar diversos problemas de saúde, como:
O personal trainer, Alex Almada, recomenda que a pessoa escolha primeiro uma atividade física que goste.
“Todo exercício físico vai proporcionar benefícios, mas em geral, melhora as funções cardiorrespiratórias, condicionamento cardiovascular, diminuição do estresse, por conta da liberação da ocitocina, além de prevenir o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis”, destaca o personal.
Para evitar lesões, é necessário o acompanhamento de um profissional da educação física, que vai orientar e indicar quais os melhores exercícios.
Alex Almada, personal trainer
“Para aqueles que praticam esportes fora das academias, sem a supervisão de um personal, como o ciclismo, a natação, é indispensável o alongamento, que vai preparar o corpo para receber aquela atividade física”, finaliza Alex.
A recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde, é praticar 150 minutos de atividade física moderada por semana, mas enquanto você não chega lá, o importante é começar.
Não importa a idade, manter-se ativo é essencial para ter mais energia, disposição e longevidade. Busque um profissional de educação física para orientações personalizadas e comece hoje mesmo sua jornada para uma vida mais saudável!
Antes de começar qualquer atividade física, consulte um médico! Cuidar do seu corpo é essencial, mas a segurança vem em primeiro lugar. Um check-up médico pode ajudar a evitar lesões e garantir que seus exercícios sejam feitos de forma saudável e segura.
Dica do Vida & Saúde: Sempre respeite os limites do seu corpo e busque orientação profissional antes de iniciar uma nova rotina de treinos!
E para mais conteúdos exclusivos sobre saúde e bem-estar, continue acompanhando a VoxMais!