O município de Alenquer foi palco de um evento comemorativo muito especial no sábado, 8, Dia Internacional da Mulher, quando centenas de alenquerenses foram convidadas para o 'Mulheres a Bordo'. O evento teve como atração musical, o cantor Tom Cléber.
Uma das idealizadoras do projeto, Dielly Silva, primeira-dama de Alenquer explicou que a ideia do projeto surgiu da vontade de celebrar a força da mulher diante de suas lutas.
"No primeiro ano fizemos um jantar. No ano seguinte, decidimos levar essa comemoração para o ferry boat Monte Cristo, contando com a parceria de empresárias que acreditam nesse nosso projeto", disse.
Segundo Dielly, a intenção do evento é que laços sejam construídos e que uma troca de experiências seja promovida entre as mulheres.
"O nosso maior objetivo é 'unir mulheres'. Porque mulheres unidas transformam a sociedade. 'União' é uma palavra muito curta, e muito difícil de ser vivida na prática. Nós precisamos ser a força daquelas mulheres que precisam da gente, aquelas que passam por situações de violência", pontuou Dielly.
No município atua o 'Mulheres em Ação', formado por um grupo de 230 mulheres, que realiza projetos voltados para o público feminino:
"Nós mulheres temos que continuar, porque é difícil encontrar alguém que nos encoraje a seguir, mas para nos dizer para desistir, tem um mundo inteiro!"
Dielly relata que desde quando o esposo Tom Silva, assumiu a prefeitura, um de seus maiores desafios é "fazer com que as pessoas possam acreditar que é possível sim, fazer a diferença numa sociedade ".
"É possível atender, levar ações e estar de mãos dadas com a minha família, com o meu esposo, que é o prefeito. E isso era algo que não se via no município, a gente não via essa participação feminina, é uma carência que ainda temos, ver as mulheres assim juntas, o que por não ser hábito nosso, acaba gerando estranheza. E não é porque temos nossos afazeres domésticos, a maternidade, que não podemos nos reunir e nos divertir", pontuou.
O 'Mulheres a Bordo' 2025 é promovido pelo grupo 'Mulheres em Ação'. Para a edição deste ano, 1.100 convites foram entregues, para moradoras das zonas urbana e rural do município de Alenquer.
Para contemplar o máximo de mulheres, um desafio foi proposto nas redes sociais: aquelas que contassem sua história, receberiam um convite para participar da viagem; 24 mulheres conseguiram o convite.
"Nós temos uma população de 60 mil habitantes, infelizmente, eu não consigo colocar todas dentro de um navio para celebrarmos juntas. Mas podem ter certeza de que mulheres de todas as classes [sociais] foram convidadas e representaram a população feminina alenquerense, que hoje é de 53%", destacou Dielly.
A programação do 'Mulheres a Bordo' iniciou com homenagens. Dez mulheres receberam troféus por sua bravura e coragem no dia a dia.
Edenilza Pereira, pescadora, moradora da comunidade Salvação, foi uma das convidadas que recebeu o prêmio por sua história de vida. "Eu estou muito feliz! Fiquei lisonjeada em ser uma das mulheres convidadas para participar dessa festa!".
Outra mulher homenageada foi Francisca Alves, empreendedora, que disse estar surpresa por receber um dos prêmios.
"Vendo churrasquinho há 24 anos! Consegui criar meus filhos com muito esforço e trabalho. Quero dizer a todas as mulheres que não parem de lutar, que sejam corajosas, porque Deus sempre ajuda e não desampara", agradeceu ela.
Dielly finalizou agradecendo a presença de tantas mulheres fortes, que representaram todas as alenquerenses.
"Tenho muito orgulho de todas as mulheres que foram homenageadas nesta noite, me vi nas histórias delas, sei o que elas passaram, porque já vivi tudo isso. Elas são valentes, humildes e tem histórias lindas de vida! Ano que vem espero fazer uma festa ainda maior, porque eu quero a participação da maioria das mulheres de Alenquer, não só as que participam dos nossos projetos, mas também aquelas que precisam conhecer nossas ações", finalizou a primeira-dama.